segunda-feira, 7 de junho de 2010

União Europeia

(UE), anteriormente designada por Comunidade Económica Europeia (CEE) e Comunidade Europeia (CE), é uma união supranacional económica e política de 27 Estados-membros, estabelecida após a assinatura do Tratado de Maastricht, em 7 de Fevereiro de 1992, pelos doze primeiros países da antiga CEE, uma das três Comunidades Europeias.

A União Europeia é uma formação de um novo tipo de união entre Estados pertencentes à Europa. Enquanto instituição, passou a dispor de personalidade jurídica após o início da vigência do Tratado de Lisboa. Possui competências próprias, tais como a Política Agrícola Comum, as pescas, entre outros. Estas competências são partilhadas com todos os Estados-membros da União Europeia. Trata-se de uma organização que combina o nível supranacional e o nível institucional num campo geográfico restrito com o papel político próprio sobre os seus Estados-membros.

O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabelecendo a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, e os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Económica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica ou Euratom, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981, Grécia; em 1986, Portugal e Espanha; em 1995, Áustria, Finlândia e Suécia; a 1 de Maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta e Polónia; a 1 de Janeiro de 2007, Bulgária e Roménia.

Em 1972 e 1994, a Noruega assinou também tratados de adesão à União Europeia. No entanto, nas duas ocasiões, através de referendos, a população norueguesa rejeitou a adesão do seu país. À população helvética foi também proposta a adesão do país à União, mas foi rejeitada através de referendo popular em 2001.

A Croácia, a Turquia, a República da Macedónia e a Islândia[8] são os Estados candidatos à adesão à UE. As negociações com os três primeiros países iniciaram-se oficialmente em Outubro de 2005 mas ainda não há uma data de adesão definida - o processo pode estender-se por vários anos, sobretudo no que concerne à Turquia, contra a qual há forte oposição da França e da Áustria. Quanto à Islândia, formalizou em Julho de 2009 a sua candidatura, e caso as negociações sejam bem sucedidas realizar-se-á um referendo para que a adesão se possa efectivar. A primeira-ministra Jóhanna Sigurðardóttir é uma das principais vozes favoráveis à integração na UE, que se seguirá à pior crise orçamental da história do país.

Entrevista

Alimentação
– Qual era a base da alimentação? A alimentação era à base dos alimentos que se colhiam das hortas.
-Onde eram feitas as compras? As pessoas faziam as suas compras nos locais de comércio.
-Preços? Os alimentos eram muito baratos.

Moda
– Onde se comprava a roupa? A roupa era comprada em feiras que se faziam na região.
- Quanto durava um casaco? E um par de sapatos? Ambos duravam muito tempo, pois não havia dinheiro para gastar em muita roupa.
- Quem ditava a moda? As pessoas mais ricas.

Namoros
– Como se namorava? As pessoas namoravam pela janela, na presença dos pais ou às escondidas.
- Diferenças entre a vida dos rapazes e raparigas? Havia mais liberdade para os rapazes.
- Quais eram os divertimentos? Bailes, festas de romarias e jogar às cartas.


Saúde
– Onde se ia quando se ficava doente?
- Vacinas?
- Mais ou menos doenças?

Escola
– Como era a escola? Ia-se ao médico, apesar de não haverem muitos disponiveis.
- Como eram os professores? Como castigavam? Tomavam-se vacinas apenas nas escolas, diminuindo as doenças. Os prosfessores eram muito severos e não toleravam faltas de respeito, castigavam os alunos batendo-lhes com réguas ou tábuas.
- O que era preciso para passar de ano? Era necessário saber a matéria toda de cor.
- Quem seguia os estudos? As pessoas que tinham mais possibilidades económicas.
- Eram da Mocidade portuguesa? Como era? Sim, eram da Mocidade Portuguesa, pois o regime era rigoroso.

Tempos livres
– Tinham férias? Onde iam de férias? Tinham fins-de-semana? O que costumavam fazer? Trabalhavam durante as férias e aos sábados quando não iam à escola e aos domingos iam á missa.

Transportes
– Como iam para o emprego? Iam para ao emprego e pé ou de burro.

Emprego
– Tinham subsídios? Não havia subsídios.
-Tinham assistência? Também não havia assistência.
-Com que idade começaram a trabalhar? Quando saiam da escola.
-Alguém emigrou? Para onde e porquê? Imigravam clandestinamente para França e Espanha porque queriam ter melhores condições de vida.


Comunicação social
– Como sabiam o que se passava no país e no mundo? Atraves de jornais e rádios.


NOME DO ENTREVISTADO: Rosa Maria Rebelo
DATA DE NASCIMENTO: 9 de Agosto de 1960
LOCAL: Luanda, Angola